23 de janeiro de 2012

1

Plano de aula e Planejamento



                           Plano de aula e Planejamento de aula


Plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas, e configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento.
No Planejamento de aula, o professor indica os procedimentos necessários para a realização dos planos de estudo.Ele deve:

* apontar para os objetivos a serem alcançados;
* descrever o conteúdo que será trabalhado na aula;
* definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos;
* sugerir recursos(cartazes, jornais, livros, filmes e outros objetos variados) para serem usados durante a aula, visando despertar o interesse e estimular a participação dos alunos;
* estabelecer de que maneira será feita a avaliação.

"Em geral, o Plano de aula do professor assume formas que variam de um diário a um semanário."

 Os elementos do Plano de aula:

* temática a ser trabalhada em sala de aula;
* explicitação das necessidades de aprendizagem dos alunos e que justificam a proposta;
* objetivo específico do ensino referente à temática a ser trabalhada;
* conteúdo - explicitação do conteúdo a ser trabalhado;
* metodologia - explicitação da metodologia de ensino, de acordo com a especificidade do conteúdo e da dimensão que será trabalhada, quais sejam: mobilização para o conhecimento; construção do conhecimento e/ou elaboração e expressão da síntase do conhecimento;
* previsão do tempo disponível para o desenvolvimento da aula, a fim de estabelecer prioridades;
* recursos didáticos que serão utilizados;
* avaliação - estabelecimento de estratégias que o professor utilizará para acompanhar o processo de desenvolvimento e de construção do conhecimento pelo aluno. a partir da avaliação, o professor tem subsídios para replanejar sua ação, na perpectiva de ação-reflexão;
                                                    Vasconcellos(2000,p.148)


As Atividades Pedagógicas devem ser:

* coerentes com os objetivos;
* adaptadas às necessidades e características da faixa etária;
* apresentadas com clareza;
* inter-relacionadas e ordenadas;
* atrativas;
* variadas.
    Fonte: Maia,Chistiane Martinatti; Scheibel, Maria Fani.Didática:organização do trabalho pedagógico.Curitiba: IESDE Brasil S.A.,2006.

Um comentário:

silvioafonso disse...

.


Adorei o seu blog por isso
vou segui-lo. Siga o meu se
achar que deve.

silvioafonso







.

google-site-verification: google261ea1355834037a.html