27 de março de 2012

0

Problemas de visão e a aprendizagem


  *  PROBLEMAS VISUAIS ATINGEM MUITAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR?

Sim. Cerca de 15% das crianças do ensino fundamental apresentam
algum tipo de problema visual.
Esses problemas podem não ser reconhecidos em tempo, caso não
haja um programa de educação em saúde ocular que permita, através da
observação do desempenho visual e/ou da aplicação de testes simples,
a detecção ou suspeita das dificuldades do escolar.


   * COMO OS PROFESSORES E OS PAIS PODEM COLABORAR PARA QUE
OS ALUNOS TENHAM UMA BOA SAÚDE VISUAL?


Os professores podem colaborar: observando em seus alunos
comportamentos que possam indicar dificuldades visuais e aplicando
testes de avaliação da visão; orientando os pais no encaminhamento da
criança ao oftalmologista e estimulando o uso de óculos quando
necessário.
Os pais podem, igualmente, colaborar, informando-se sobre os cuidados com a
visão, observando o comportamento visual da criança e encaminhando os
filhos para exame oftalmológico, quando necessário.

    *O USO DOS ÓCULOS VICIA?


O uso dos óculos não vicia! O importante é a boa visão e o
conforto que a criança sente ao usar os óculos.


*ESTUDAR DEMAIS PODE ENFRAQUECER A VISÃO?

Não. Nenhum esforço visual é prejudicial ao olho, qualquer que
seja a idade. A necessidade de óculos não será por ter estudado demais
(ou de menos).


* LER COM POUCA LUZ PODE ENFRAQUECER A VISÃO DA CRIANÇA?

Não. Pode cansar ou dificultar a leitura. Porém, não enfraquece a
visão. O uso de iluminação adequada ajuda no rendimento do trabalho
escolar.


* TV, COMPUTADOR E VÍDEO-GAME PREJUDICAM A VISÃO?

Não. Podem deixar os olhos vermelhos, irritados e ardendo, se
houver um exagero no período que a criança permanece assistindo TV,
brincando com o vídeo-game ou no computador. Mas, até onde se sabe,
isso não causa lesão ocular.
Normalmente, após 2 horas de uso destes monitores, deve-se
fazer um descanso de 5 a 10 minutos (fechando os olhos ou olhando para
longe).


*A CRIANÇA CEGA OU COM BAIXA VISÃO PODE FREQÜENTAR CLASSE
COMUM?

A criança cega ou com baixa visão deve freqüentar classe
comum, pois raciocina como qualquer criança. Só não enxerga
como as outras. Além disso, o convívio com outras pessoas de
sua idade serve de estímulo para seu desenvolvimento global e para
sua adaptação ao mundo real.
Talvez, esta necessite de auxílio óptico especial, lentes de
aumento, lupas ou telescópios(que ampliam as imagens) e de
recursos não-ópticos (letras ampliadas, canetas com traçado mais forte
ou iluminação especial, aproximar-se da lousa etc…). Deve-se oferecer às
crianças com visão baixa e aos pais e professores, orientações especiais.
Existem projetos da Secretaria de Educação Especial do Ministério
da Educação, que fornece suporte necessário (recursos ópticos: lupas e
telescópios; e não ópticos: cadernos, livros, bengalas, sorobã, manuais
de orientação etc…) ao processo educativo das crianças necessitadas.


* COMO DEVE SER A ILUMINAÇÃO DURANTE OS ESTUDOS DA
CRIANÇA?

A má iluminação pode provocar cansaço visual para as crianças
que lêem prolongadamente. Porém, não prejudica a visão e nem o olho.
O rendimento da criança é que diminuirá.
O ideal é ler com luz e sem sombras no papel.


*COMO DEVE SER A POSTURA FRENTE AO COMPUTADOR?


O ideal é a tela do computador ficar na altura ou um pouco abaixo da linha dos
olhos, e não acima. Se ficar acima dos olhos, ocorre o aumento da fenda palpebral,
levando a uma maior exposição dos olhos, além da lágrima evaporar mais rapidamente.
A cadeira ideal é aquela que proporciona maior conforto.
Mas, seu corpo não deve ficar encurvado para frente, causando pressão na nuca e possível dor de cabeça após horas de permanência nessa posição.


* POR QUE MEUS OLHOS ARDEM QUANDO FICO ALGUMAS HORAS
NO COMPUTADOR?

Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade,
ocorre uma diminuição da freqüência do piscar, levando a ardor e
desconforto visual. Nunca se esqueça de piscar mais, quando está no
computador, cinema ou quando está assistindo um vídeo na TV.
Evite, também, ventilador ou ar condicionado direto sobre seu rosto.


*A CRIANÇA PODE LER COM LIVRO BEM PRÓXIMO DOS OLHOS?

Ler com o livro perto dos olhos não prejudica a visão. Pode ser desconfortável. E se a postura da cabeça não for boa, pode forçar a coluna.
Fique observando se a criança que traz o livro bem perto dos olhos assim o faz,
por não estar enxergando bem.


* COMO SABER SE MEU FILHO PRECISA DE ÓCULOS?

Se você notar que a criança:
???? Reclama de dor de cabeça e/ou lacrimejamento durante ou após
esforço visual (na escola, TV, leitura);
???? Aperta ou arregala os olhos para ver melhor;
???? Aproxima-se da TV ou do livro para ler;
???? Evita brincadeiras ao ar livre;
???? Apresenta desinteresse na leitura;
???? Apresenta mudanças de comportamento, olhos vermelhos após
leitura e caspa nos cílios.
Procure um oftalmologista para exame ocular.


Lembrete:Os pais, os avós e os tios devem sempre colaborar com o uso dos óculos através de reforços positivos (ex: “muito bem, ficou ótimo de
óculos”…). Evitar frases do tipo: “Judiação…,
coitadinho…, que dó…!”.
Esses tipos de frases só fazem com que a criança tenha rejeição aos óculos e desenvolva problemas psicológicos.
Você sabia?
15% da população escolar necessita do uso de óculos!
A falta de correção óptica na criança pode levar a comprometimento na aprendizagem e
socialização!


FONTE:

Nenhum comentário:

google-site-verification: google261ea1355834037a.html