10 de maio de 2012

3

Produzindo cartaz com recursos de impressão

Produzindo cartaz para sala de aula  com recursos de impressão

Se você possui uma impressora HP normal ou multifuncional, pode produzir um cartaz no tamanho de uma cartolina (4 folhas de sulfite) ou maior: 9 folhas, 16 folhas ou até 25 folhas de sulfite.
Este é apenas mais um recurso de impressão que muitos desconhecem, e que faz uma enorme diferença na hora de produzir um cartaz.
Veja como é simples, fazer o conteúdo de uma folha de sulfite, aumentar.
Vamos pegar como exemplo o calendário.
Em turmas de Educação Infantil e primeiros anos, é importante que o calendário não fique apenas no caderno do aluno, pois é necessário que a criança veja onde deve ser colorido para que consiga fazer igual.
Agora imagine você todo mês ter que perder algumas horas de seu precioso tempo para fazer em cartolina algo que poderia fazer em alguns minutos. A modernidade serve para facilitar a vida das pessoas, e na escola não é diferente.
Veja o calendário abaixo:
produzindo cartaz com recursos de impressão calendario

O calendário está num documento de Word, ocupando a folha inteira.
Mas sem os recursos de impressão de poster ou calendário, quando você fizer a impressão vai sair uma folha tamanho A4 com o calendário.
Usando os recursos de sua impressora você imprime em quatro folhas e pode colocar na parede de sua sala de aula.
Vamos aos passos:
1.Utilizando recursos de atalho no teclado clique em Ctrl+P (os dois juntos) e então se abre a tela de impressão:

2.Clique em propriedades conforme mostra abaixo:

3.Agora clique em avançado:

4.Veja a opção impressão em cartazes. Está desativada.

5.É exatamente ela que você vai mudar antes de fazer a impressão do cartaz:

6.Clique em cima da palavra desativada para abrir a caixa de comando e então selecione o tamanho que quer imprimir. No meu caso agora vou imprimir em quatro folhas, ou opção 2 x 2 que será aproximadamente o tamanho de uma cartolina. Em seguida dou ok e ok novamente e a impressora vai imprimir. Se ela disser que as margens estão fora do tamanho da impressão e se deseja continuar diga que SIM. Veja como fica após impresso um outro modelo:


Então você agora vai unir as folhas como num quebra-cabeça:



Depois você pode colorir com lápis de cor ou tinta, e colocar uma borda. Eu normalmente corto papel dobradura, ou camurça ou outro colorido em tiras de um centímetro e colo na borda para dar acabamento.

Simples não é?
Se sua impressora for mais antiga e não tiver as telas assim, como as imagens que coloquei na postagem para exemplificar, mesmo assim você entra em propriedades, e andando pelos menus que aparecem em cima (como na tela que tem que clicar em avançado), você vai descobrir uma opção de impressão de poster ou cartaz, que é a mesma coisa.

Quantos minutos para imprimir e deixar pronto o calendário para trabalhar o mês com seus alunos? Bem menos do que você levaria para fazer a ampliação do desenho à mão ou com técnicas de quadriculado por exemplo.

Fonte: Banco de atividades

3 comentários:

raquelfid disse...

AMEI!!!!!!! VOU CORRENDO COMPRAR UMA IMPRESSORA!!!!!

Unknown disse...

Obrigada pelas explicações, me ajudaram muito! Parabéns pelo Blog!

Leila Ferreira disse...

Ôh minha querida! Você é realmente uma pessoa divina! Muito obrigada por tudo que você disponibiliza para tornar as nossas vidas mais prazerosas! Que Deus em sua infinita bondade, possa retribuir em dobro, tudo o que você nos oferece! Muita paz, saúde e prosperidade!! Te admiro muito!!

google-site-verification: google261ea1355834037a.html